Grupo Dom Bosco: Sobre o uso virtuoso da Internet - Parte II

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sobre o uso virtuoso da Internet - Parte II


                2.   Se conectar-te em casa necessitas, bem à vista a tela colocarás.

Conectar-se  à internet se torna cada vez mais necessário. As exigências se multiplicam tanto a nível de trabalho como universitário. Porém, não nos esqueçamos que ter internet em casa segue sendo uma clara ocasião de pecado! Chamamos ocasião de pecado (grave ou leve) a qualquer objeto, pessoa ou lugar que é para alguém, motivo de ofender a Deus. Por exemplo, se dirá que o club noturno (balada) é ocasião grave de pecado, porque implica um entorno (bebida, música, luzes, danças sensuais) que leva irresistivelmente a ofender gravemente a Deus. Deste modo parece supérfluo dizer que internet apresenta um grave perigo para as almas: falsas religiões, e doutrinas, satanismo, materialismo, pornografia, consumo massivo, exacerbação das três concupiscências... todos os vícios estão ao alcance de um só clique!

Por isto, antes de conectar o computador familiar à Rede, se deve seriamente examinar em que medida se necessita de internet em casa. Muitas famílias não a tem, e sobrevivem perfeitamente...

No caso que seja realmente necessário a conexão, existe a obrigação grave de limitar o perigo espiritual o mais possível. Com este fim se deve colocar o computador em lugar público da casa, evitando terminantemente os quartos de dormir, e deixar a porta aberta enquanto se está conectado.

Parte I pode ser vista aqui.

Um comentário:

  1. Cada vez mais a internet está perto de nós. Seja no computador, seja pelo celular, seja na Universidade. O que você colocou ali é importante, devemos examinar muito bem porque vamos utilizar a internet.

    Fiquem com Deus.
    http://mulherrcrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir